Carregando... Aguarde...

Newsletter


A Importância da Leitura na Sociedade Moderna

Postada em 14th Apr 2015 @ 9:46 PM

Os benefícios de ler são inúmeros. Estimula a criatividade, enriquece o conhecimento, reforça processos cognitivos, além de ampliar a visão que a pessoa tem da vida e do mundo.

Uma sociedade que lê mais é uma sociedade menos vulnerável, mais consciente, mais criativa e inclusive seu senso comum é menos medíocre. Pela leitura, povos e civilizações fizeram mudanças bruscas nas gerações futuras, dando a chance para o ser humano conhecer a si mesmo e o mundo que o cerca.

Mas, e o Brasil? Qual é a situação atual de nosso país no que tange à leitura?

Um problema enfrentado pelos leitores brasileiros é o alto preço dos livros. Isso coloca o livro como algo inacessível para muitos. Programas de incentivos do governo além dos programas criados pela sociedade organizada  tem contribuído para a socialização da leitura.

Outra contribuição para a expansão da distribuição de livros são os sebos. Com amplos acervos e preços acessíveis, os sebos têm contribuído para que mais pessoas encontrem livros baratos e em bom estado.

Além de lojas físicas, as lojas online como a Companhia dos Sebos (http://ciadossebos.com.br) tem  contribuído enormemente para a distribuição e divulgação da cultura.

Preços baixos, amplo acervo, informações a um clique, são contribuições que a Companhia dos Sebos tem dado ao mercado.

“Meu desejo”, diz  o fundador do site Luís Freitas, “é sermos referencia no mercado e uma ajuda para os sebos divulgarem os seus acervos”.

Certo relatório mundial, mostrou que  o país que mais lê no mundo é a Índia e ocupa essa distinção desde 2005. Os indianos dedicam, em média, 10 horas e 42 minutos semanais para ler. Os seguintes três postos também são ocupados por países da Ásia, Tailândia, China e Filipinas, enquanto o quinto é, notavelmente, o Egito. Posteriormente vem a nação européia melhor localizada, República Tcheca, seguida da Rússia, Suécia empatada com a França, e depois Hungria empatada com a Arábia Saudita. Quanto a América Latina, o país mais leitor é a Venezuela, no 14º lugar, e depois vêm a Argentina (18º), México (25º) e Brasil (27º) com médias de leitura que rondam menos da metade de tempo que dedicam na Índia.

Informações importantes como estas nos deixam pensativos sobre o nosso país. Será que a falta de leitura é um hábito cultural, falta de incentivo do governo, ou  ainda não aprendemos a importância de ler?

Seja qual for o motivo, cada individuo pode fazer o seu papel.  Já pensou em começar a fazer o seu? Então leia um livro e passe a estória adiante!

Boa leitura!