Carregando... Aguarde...

Newsletter


Morre, aos 82 anos, o ator e diretor de teatro Antônio Abujamra

Postada em 28th Apr 2015 @ 6:56 PM

Resultado de imagem para Antônio AbujamraResultado de imagem para Antônio Abujamra

Um dos principais nomes a inovar a cena teatral brasileira nas décadas de 1960 e 1970, Antônio Abujamra era apresentador do programa "Provocações", na TV Cultura, e marcou os anos 80 na TV com seu personagem Ravengar, de "Que Rei Sou Eu?"

A informação de sua morte foi confirmada pela TV Cultura, onde ele apresentava o programa de entrevistas "Provocações". Pai do músico André Abujamra, Antônio era também conhecido por ter interpretado o bruxo Ravengar, na novela "Que Rei Sou Eu?", da TV Globo.

Abujamra morreu em sua casa, no bairro de Higienópolis. A causa da morte foi um infarto do miocárdio. O velório será às 23h, no Teatro Sérgio Cardoso, na Bela Vista, e será aberto ao público. De acordo com a TV Cultura, o velório seguirá por toda a madrugada até às 13h de quarta-feira. O corpo será cremado no Crematório da Vila Alpina.

A página oficial do programa "Provocações" no Facebook divulgou nota lamentando a notícia. "É com grande pesar que informamos que hoje, 28/04/2015, o apresentador de Provocações, Antônio Abujamra, faleceu. Agradecemos o carinho e apoio de todos que têm nos acompanhado ao longo desses 14 anos de programa."

Um dos principais nomes do teatro brasileiro nos anos 1960 e 1970, Abujamra ficou conhecido pela irreverência de suas encenações. Começou no teatro amador em Porto Alegre, na peça "Assim É se lhe Parece" e, ao longo de sua carreira, trabalhou ao lado de grandes nomes do teatro nacional, como Ruth Escobar, Nicette Bruno e Paulo Goulart, além de ter dirigido atores como Antônio Fagundes e Vera Holtz em diversas ocasiões.

    "Ando na rua, vejo o nome do fulano de tal na placa, me pergunto quem será. Eu vou morrer, vai ter tabuleta na tabacaria, vai cair a tabuleta, vai cair o dono da rua, vai cair tudo. Não quero deixar nada".
    Antônio Abujamra, em entrevista ao "Estadão", em 2012